Entenda como funciona o engajamento no Facebook

Fotos: Reprodução / Internet

O Facebook é hoje a rede social mais utilizada no país: cerca de 45% da população já está online, totalizando uma média de 111 milhões de usuários ativos todos os meses.

E com as empresas se valendo cada vez mais desta ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, começou-se a falar muito sobre a importância do engajamento para as estratégias de vendas e divulgação.

Você sabe o que realmente significa ter uma Fan Page com muito engajamento? A Plin explica o conceito do engajamento e como medir esta estatística no Facebook.

Confira:


Entenda o conceito

Engajamento precisa ser entendido como todo o processo de fornecimento da melhor experiência possível ao consumidor e, em resposta, sua interação, comentários, likes, compartilhamentos, dúvidas, entre outros.

A etapa de preparação do ambiente e geração de conteúdo de qualidade é fundamental para não comprometer todo o processo de mensuração do engajamento de seu público, já que assume que a responsabilidade da resposta está apenas na sua persona.

Por isso, é essencial que sua empresa foque na geração contínua de conteúdo alinhado com as perspectivas da persona, de modo a incentivá-la a participar ativamente de suas redes.

Em 2016, o Buzzsumo fez uma pesquisa sobre engajamento no Facebook e os resultados são bastante interessantes:

* Dentre todos os tipos de conteúdo, perguntas, imagens e vídeos foram os mais convidativos, e os vídeos foram os que mais receberam compartilhamentos;

* O dia com o maior índice de engajamento foi segunda-feira;

* O nível de engajamento era inversamente proporcional ao volume de conteúdo postado na mesma hora. Ou seja, em horários como a madrugada, por exemplo, em que boa parte das páginas não está mais postando, os posts novos ganhavam maior interação do público.

* Posts com menos de 50 palavras traziam maiores índices de engajamento que posts maiores;

* Posts linkando para textos fora da rede recebiam maior engajamento quando o texto em questão tinha entre 1000 e 3000 palavras.

* Imagens postadas do Instagram para o Facebook mostravam índices menores de interação quando comparadas às imagens postadas diretamente na rede.

Para que os posts da sua empresa tenham o melhor engajamento possível a Plin Digital trabalha com Planejamento Digital de acordo com a sua necessidade. Cada cliente é diferente, por isso, cada plano digital também.


Mas como medir o engajamento?

Para mensurar o engajamento de uma Fan Page, o Facebook usa interações como curtidas, reações, compartilhamentos e comentários.

Um bom exemplo é uso de reações, pois de acordo com o próprio Facebook elas contribuem para mais para aumentar o engajamento do que uma simples curtida.

Montar conteúdos que incentivem reações positivas ou negativas pode ser uma estratégia que vale para subir seu post na timeline dos usuários.

Mas como medir, efetivamente, o nível de engajamento em uma página no Facebook?

O primeiro passo é definir uma meta.

O segundo passo é procurar uma empresa especializada em marketing digital e gestão de redes sociais. E isso a Plin faz para você.

* Com informações do Buzzsumo

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