Os 4C’s do marketing digital x 4P’s do marketing

A forte massificação da internet a partir de 1990 promoveu um impacto no mix de marketing.

Com isso, o marketing evolui e essa evolução pode ser evidenciada pelo método dos 4 Cs do marketing, desenvolvido por Robert Lauterborn como um aperfeiçoamento da estratégia dos 4 Ps de McCarthy.

A característica mais marcante dos 4 Cs do marketing é o fato de ele considerar o consumidor. Isto é, se antes os 4 Ps diziam muito sobre o produto e focavam pouco no cliente, os 4 Cs do marketing surgiram para inverter esse processo.

Cliente

A orientação original do P de Produto estava, como o nome já indica, na empresa e não no público.

Hoje, o caminho ideal consiste em verificar qual necessidade não atendida existe no mercado e somente depois criar e oferecer uma solução, que pode até mesmo ser um MVP (Minimium Viable Product).

O foco muda 100% do produto para o cliente. Uma empresa precisa vender um produto ou serviço que atende exatamente aquilo que o consumidor precisa.

Portanto, conheça a sua persona, seus desejos, medos e objeções para oferecer uma solução quase personalizada.

Essa é a grande diferença entre o P de Produto e o C de Cliente.

Custo

O preço já não é mais o único valor inerente à compra de um produto ou serviço, sendo necessário levar em consideração o custo de oportunidade.

Ponha na balança tudo que o seu potencial cliente terá que investir para, no fim, usufruir do benefício que você oferece.

Isso inclui gastos com transporte até sua loja, estacionamento, pacote de internet, tempo envolvido no processo de compra, no uso do produto ou serviço e muito mais.

Comunicação

A comunicação no lugar do P de promoção, é cooperativa e não manipuladora, nem mesmopersuasiva.

Manter o diálogo aberto com os consumidores e potenciais clientes permite a criação de produtos e serviços muito mais alinhados a suas reais demandas.

Ao invés de interromper sua audiência para vender, você oferece conteúdo informativo e divertido, de forma gratuita, cria conexão, gera confiança e produz resultados muito superiores de vendas com investimentos expressivamente menores.

Conveniência

A conveniência implica que o produto deva estar disponível prontamente para os consumidores, exigindo que eles sejam oferecidos em diversos pontos de distribuição.

Confira nossa tabela:

QUATRO Ps ………………………… QUATRO Cs
Produto ………………………………..Valor para o Cliente
Preço ……………………………………Menos Custo
Praça (place) …………………………Conveniência
Promoção ……………………………..Comunicação

Nós da Plin priorizamos atender os 4Cs e os utilizamos como uma plataforma para o desenvolvimento dos 4Ps.

Deixe a Plin ajudar você/sua empresa?

 

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