Instagram: o que é, como funciona e como analisar?

Diferentes empresas têm diferentes metas no Instagram. Encontrar clientes novos, criar uma comunidade ou gerar vendas são apenas alguns dos propósitos dos negócios que estão na rede. No nosso último post, falamos sobre como o marketing digital no Instagram pode te ajudar a alcançar esses objetivos. Agora, vamos começar a desmembrar essas dicas para que você possa avaliar como está o mkt do seu negócio.

Conheça seu público e saiba para quem comunicar

O primeiro passo para construir uma estratégia de marketing digital é definir seus objetivos. Para isso, é necessário fazer um apanhado de diversos fatores, tais como a característica plataforma que você irá aplicar a estratégia e o público que nela está. Para te ajudar com isso, vamos te mostrar como analisar o seu público no Instagram a fim de criar uma estratégia assertiva a essas pessoas.

Passo 1: analise seus objetivos comerciais e selecione as métricas que mais importam para você


Essas informações você encontra clicando em “Insights”, no seu perfil.

Se você não souber o que significa uma métrica nas Informações, toque no “i” cada categoria para saber mais sobre o que o número está rastreando.

• Se seu objetivo for aumentar o reconhecimento da marca, vá ao Insights e veja métricas como visitas ao perfil, impressões, alcance e seguidores e número de seguidores. Esses dados rastreiam quantas pessoas estão visualizando seu perfil, suas publicações e seus stories.

• Se seu objetivo for se conectar com sua comunidade, vá ao Insights e clique nas métricas que mensuram o envolvimento em seu conteúdo, como curtidas, compartilhamentos,

comentários e itens salvos. Essas métricas mostram como as pessoas estão interagindo com suas fotos e seus vídeos.

• Se seu objetivo for gerar vendas, uma métrica que você pode selecionar é a de cliques no site ou, especificamente, no link na bio.

Passo 2: identifique se o público para qual você vende é o mesmo que está no seu Instagram. Você pode fazer isso observando informações sobre as cidades, o gênero e as faixas etárias mais relevantes de seus seguidores na guia Público, em Informações.

Passo 3: Lembre-se de seguir avaliando e monitorando suas métricas ao longo tempo e adaptá-las conforme você usa o Instagram. Os números podem oscilar, o que é normal numa rede em que o número de usuários cresce a cada dia. Por isso, concentre-se no crescimento em um prazo mais longo.

Você sabia que o Instagram lhe fornece esses dados? Sabe como está o desempenho da sua empresa na plataforma?

Alavanque sua empresa com a Plin!

Fale com a Plin!

Planejamento digital
Marketing de Conteúdo
Estratégia digital para o seu negócio
e-mail: comercial@plindigital.com
51 9 8225 0065

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.