Uma mudança nos algoritmos do feed de notícias do Facebook rebaixará páginas que “caçam-cliques”, ou seja, fazem os usuários clicarem no link de forma forçada.
Um dos maiores exemplos é “Jacaré é encontrado morto na SC-401, em Florianópolis” com uma imagem do dançarino Jacaré, ex É o Tchan.
No entanto, ao clicar na matéria é possível notar que a notícia fala do animal e não do dançarino.
A partir de agora, o Newsfeed considerará dois fatores para exibir conteúdo: a probabilidade de engajamento e o quanto o internauta deseja ver posts daquela página. A empresa descobriu as respostas para o segundo fator por meio de milhares de questionários respondidos diariamente pelos usuários.
A combinação dos fatores permitirá que se enxergue discrepâncias entre o comportamento das pessoas e o que elas gostam na rede. Por exemplo, se o Facebook sabe que o usuário não gosta dos posts de uma página, mas continua clicando neles, fica implícito que o sujeito está sendo forçado a acessar os links por algum motivo.
Na prática, páginas que fazem divulgação como o exemplo acima acabarão desaparecendo lentamente dos feeds.
Confira mais alguns exemplos:
Nós, da Plin, adoramos a ideia e você?