Conheça 7 funções “secretas” do Instagram

O Instagram tem finalidades pouco conhecidas, que são diferentes da original de postar imagens. Além do uso pessoal e artístico da rede de fotos, empresas e pessoas físicas estão utilizando a plataforma para divulgar cursos, romances online, eventos sociais e organizar atividades interativas. Assim, quando usada com criatividade, a rede social pode ser um forte canal de marketing e disseminação de conhecimento.

Nesses casos, o Stories é usado como uma linha do tempo para informações que se completam, seja para contar histórias ou para transmitir conhecimentos em cursos online. Há, inclusive, atividades em que cada usuário relata seu olhar em um passeio registrado em fotos no feed da rede social.

1 – Use mais de uma cor no seu texto dos Stories
Você já deve ter visto por aí textos coloridos nos Stories. É possível mudar as cores de todas as palavras e, inclusive, de cada letra, se você quiser. Pra colorir seu texto com várias cores, basta selecionar uma palavra ou letra e clicar na cor desejada. Dessa forma:

2 – Seja notificado sempre que seus perfis favoritos publicarem
Tá ansioso esperando o lançamento daquele disco da sua banda favorita? Ou tem um perfil que você gosta tanto que não quer nem pensar na possibilidade de deixar uma publicação passar despercebida? O Instagram tem um recurso específico pra isso!

Vá no perfil que você quer receber notificações, clique no símbolo de opções desse perfil (engrenagem ou 3 pontos no canto superior direito) e selecione a opção “Ativar notificações de publicação”.

3 – Envie publicações pra amigos como mensagens diretas
Muita gente acha que as mensagens diretas do Instagram só podem ser usadas pra responder Stories. Na realidade, ela é um verdadeiro recurso de mensagens dentro do aplicativo, que inclusive está sendo estudado pra virar tipo um Messenger da vida. Mas enquanto isso não acontece, saiba que as Direct Messages podem ser usadas pra quando você quer mostrar um post ao amigo, mas não pode marcá-lo na publicação. Você não precisa mais tirar print ou enviar o link direto da publicação pelo WhatsApp. Fica ligado!

Em todos os posts do seu feed há um símbolo que parece um avião de papel. Ele serve pra que você possa encaminhar publicações em modo privado com seus amigos, por meio das mensagens diretas. Olha só:

4 – Salve suas publicações como rascunho
Das duas, uma: ou você ainda não conhece esse recurso ou descobriu ele sem querer. Não sabemos por que, mas o Instagram ainda não disponibilizou um botão específico para salvar publicações como rascunho. Mas se você tá criando uma publicação e precisa parar pra continuar mais tarde, não tem problema. Dá pra salvar sua postagem de onde ela estiver.

Ainda quando estiver editando seu post, escrevendo legenda, adicionando localização, marcação etc. clique duas vezes na seta de voltar do canto superior esquerdo. O Instagram vai te dar a opção de salvar aquela publicação como rascunho ou de descartar.

5 – Crie sua própria cor no Stories!
Tá cansado das cores que o Instagram Stories mostra na hora de escrever um texto ou fazer um desenho em cima da foto? Pois é. O aplicativo disponibiliza as cores mais básicas na paleta, mas existe um mundo de cores “escondidas”que você mesmo pode criar!

Clique e segure o dedo em qualquer cor disponível e uma gama nova vai abrir pra você escolher. Dessa forma:

6 – Encontre todas as fotos que você já curtiu
Essa dica também serve pra quebrar um galho dos problemas que apresentei na dica anterior. Se você curtiu algo no começo do dia e, mais tarde, lembrou que aquele post servia pra um amigo, não precisa rolar o feed até encontrar o perfil.

Basta clicar em configurações no seu perfil e procurar pela opção “Publicações que você curtiu”.

7 – Oculte fotos em que você foi marcado
Todo mundo tem aquele amigo que sempre escolhe a foto mais bizarra pra postar. Ele não se contenta e, pra completar, te marca nessas fotos. Qualquer pessoa que entrar no seu perfil e clicar nas “Fotos com você” vai pode ver.

Mas calma! Assim como no Facebook, todo mundo consegue ocultar as fotos que quiser do perfil no Instagram.

Acesse o ícone das fotos com você, escolha a foto que deseja ser desmarcado e, em seguida, clique no seu nome marcado na foto. Vai aparecer uma tela pra você tirar a imagem da aba e também remover a marcação. Olha só:

Gostou e quer saber mais sobre o assunto?
Contrate a Plin Digital:
Planejamento digital
Marketing de Conteúdo
Estratégia digital para o seu negócio
e-mail: mari@plindigital.com
www.plindigital.com
51 9 8225 0065

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s