Memes e marketing digital: saiba como fazer essa combinação

O senso humor aliado a criatividade pode trazer um bom resultado no marketing digital do teu negócio. Com a crescente onda das redes sociais, novas formas de conteúdo cômico surgiram e conquistaram os mais variados públicos, se espalhando com a facilidade pelas redes sociais, blogs, jornais online diversos outros meios de comunicação.

Na prática, os memes nada mais são do que imagens, fotos, vídeos ou frases que foram recriadas e/ou ganharam um novo significado com contexto engraçado, e se espalharam e foram compartilhados na internet. Pegando carona nessa onda de memes, algumas marcas estão aproveitando o interesse nesse tipo de conteúdo para gerar mais engajamento, fortalecer a identidade da marca e se conectar de forma única com o seu público-alvo.

Mas por que usar memes na sua estratégia? A PLIN te explica!

Os memes geram empatia e essa conexão, por meio da brincadeira, gera descontração e ajuda na criação de uma relação de confiança e intimidade com seus seguidores e clientes. Todo esse cenário se torna propício para aproximar as marcas de seus consumidores, o que consequentemente faz o engajamento aumentar e transforma seguidores em clientes reais.

Mas atenção: antes de usar os memes nas redes sociais do teu negócio, é preciso tomar alguns cuidados. É necessário levar em consideração a área sua empresa está inserida e como ela dialoga com a persona. Para te ajudar na aplicação dos memes nas redes sociais, a Plin te dá três dicas estratégicas:

  • Verifique o contexto

Como sabemos, a internet não perdoa. Ela pode ser uma ótima aliada, porém se usada de maneira equivocada, pode causar sérios problemas. Se você tá pensando em usar um meme, verifique se ele está de acordo com seus objetivos e com o seu público-alvo.

  • Perfil da marca e o público

Se você já utiliza o marketing digital ao seu favor, certamente tem a persona definida. Então esse é o momento de avaliar se ela combina com um estilo mais descontraído para o uso de memes ou não. Além de analisar o perfil da empresa, é importante também conhecer como se comportam os seus seguidores,levando em consideração o tipo de conteúdo eles interagem e compartilham.

  • Timing

O timing é o ponto principal para o uso de memes. Pense nos memes como: “levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai” ou o “é verdade esse bilete” – por exemplo – na época eles viralizaram, mas agora, mal ouvimos falar deles.

Para inovar com o uso dos memes, é importante que sua equipe esteja sempre monitorando as tendências, ou seja, as hashtags do momentos, os trending topics e demais conversas quentes no ambiente das mídias sociais.

Entre em contato! Na Plin fazemos:
Planejamento digital
Marketing de Conteúdo
Estratégia digital para o seu negócio
e-mail: comercial@plindigital.com
51 9 8225 0065

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.