Facebook recebe multa bilionária e uma série de restrições sobre o que pode ou não fazer

Mais um recorde para o Facebook. Mas dessa vez em multa!

 

fb-hero-image-001

 

A rede de Mark Zuckerberg recebeu uma multa no valor de 5 bilhões de dólares pela Federal Trade Commission (FTP), como parte de um acordo sobre as acusações de que a rede estaria manipulando indevidamente os dados dos usuários.

A multa é um número recorde para a FTP em casos de violação de privacidade de consumidores e se refere ao escândalo da Cambridge Analytica, no qual dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook foram indevidamente obtidos por uma empresa política de análise de dados.

Além da multa, a FTP também está impondo uma série de regulamentações dentro do Facebook para a proteção dos usuários.

 

ftc_portuguese-dark.png

 

Vamos ver algumas delas:

  1. O Facebook deve ter uma maior supervisão sobre os aplicativos de terceiros.

Esse que foi o principal problema da plataforma com a Cambridge Analytica, que obteve informações dos usuários sem qualquer restrição do Facebook.

  1. O Facebook é proibido de usar números de telefone obtidos para ativar um recurso de segurança, como a autenticação de dois fatores, por exemplo, para fins de publicidade.

Esse número de telefone está sendo dado sob o pretexto de segurança e, portanto, o Facebook está sendo obrigado a não usar esses dados para obter ganhos financeiros (como publicidade).

  1. O Facebook deve fornecer uma notificação clara e visível de seu uso da tecnologia de reconhecimento facial e obter o consentimento expresso do usuário.

A partir de agora a plataforma deve alertar os usuários quando o software de reconhecimento fácil é utilizado.

  1. O Facebook deve estabelecer, implementar e manter um programa abrangente de segurança de dados.

Segundo Mark Zuckerberg em nota oficial, será criado um novo comitê de privacidade dentro do conselho do Facebook.

  1. O Facebook deve criptografar as senhas dos usuários e varrer regularmente para detectar se as senhas são armazenadas em texto puro.

Essa é uma medida interna para que os funcionários da empresa não tenham acesso a senhas dos usuários e externa para que hackcers não consigam recuperar a senha armazenada sem criptografia.

  1. O Facebook é proibido de pedir senhas de e-mail para outros serviços quando os consumidores se inscrevem em seus serviços.

A plataforma sempre busca identificar o usuário e uma das maneiras de fazer isso é usar serviços de terceiros que já tenham verificado a identidade de uma pessoa. Como pedir informações de login do Google, por exemplo. Agora a FPT diz que o Facebook não tem permissão para pedir essas informações de login dos usuários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s