Inteligência artificial já é realidade no mundo do marketing digital

Algum tempo atrás, falar em inteligência artificial (IA) remetia a filmes de ficção científica e a um futuro hipotético. Hoje, o uso da inteligência artificial é uma realidade que pode auxiliar na estratégia de marketing digital das empresas. Com ela, é possível aprimorar uma série de processos que até então seriam feitos pelos colaboradores, deixando o caminho livre para que estes estejam focados em outras atividades e melhorias que o seu negócio precisa.

A IA pode ajudar a prever o comportamento do consumidor. Na prática, esses instrumentos são usados para coletar e analisar dados com rapidez. Os chamados Big Data, Business Intelligence (BI) e Inteligência Competitiva (IC) fazem parte deste rol de ferramentas, que tem o potencial de transformar de dados em oportunidades de negócios. Com isso, as estratégias de marketing da sua empresa podem ser muito mais sofisticadas e certeiras, atingindo os objetivos a partir de cenários mais fidedignos sobre os seus clientes.
Outro uso corrente desse tipo de tecnologia é a automação na interação com consumidores. Tanto o atendimento quanto o gerenciamento de comunidades podem ser feitos por meio de mecanismos automatizados. Além disso, é possível atuar no reconhecimento de fala e de linguagem com mecanismos de IA, o que leva a uma alta personalização do atendimento ao cliente. Segundo a consultoria Gartner Inc, em 2020 em torno de 85% dessas interações serão feitas a partir de IA.
Sabe o que está por trás de quando pesquisamos ou curtimos conteúdo sobre um produto em alguma rede social e em seguida anúncios sobre esse mesmo item aparecem em nossa linha do tempo? Isso mesmo, inteligência artificial. Ou quando um app de música sugere canções relacionadas às suas preferências? Igualmente inteligência artificial.
Recentemente, o mundo da moda foi surpreendido pelo surgimento de uma nova modelo com milhares de seguidores nas redes sociais: Shudu Gram. A diferença para as modelos tradicionais é a nova influenciadora simplesmente não existe. É uma conta fictícia de uma top model inventada que já participou de campanhas de grifes como Prada e Diesel e, graças aos mecanismos de inteligência artificial, em breve vai interagir sozinha com seus seguidores. Esse é apenas um dos exemplos de alcance que as ferramentas de inteligência artificial e automação já possuem.
Para o futuro, podemos esperar ainda mais uso de IA no marketing das grandes empresas, especialmente no relacionamento com o público. Gostou? Acompanhe nosso blog para ficar a par das novidades no marketing digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s