Transparência nas redes sociais: estudo revela que clientes são mais leais às empresas transparentes

Estudo revela que clientes são mais leais às empresas transparentes nas redes sociais

Em tempos de conexão 24 horas com as redes sociais, os consumidores passaram a esperar mais transparência das empresas do que de políticos, amigos ou até de si mesmos. A constatação ocorreu a partir de um recente estudo divulgado pela empresa norte-americana Sprout Social.

Divulgado pelo site Martech, o relatório Mídia Social e Evolução da Transparência entrevistou mil consumidores dos Estados Unidos e descobriu que a maioria esmagadora (86%) acredita que a transparência é a característica mais importante para as empresas na atualidade.

Esses consumidores definem a transparência como sendo aberta (59%), clara (53%) e honesta (49%). O relatório aponta que os clientes são mais leais às empresas que apresentam essas qualidades e estão dispostos a se afastar daquelas não têm.

Por exemplo, 89% dos entrevistados estão dispostos a dar uma segunda chance às marcas transparentes depois de uma má experiência, e 85% estão dispostos a permanecer com elas mesmo após uma crise.

As apostas são ainda maiores para as empresas quando se trata de suas ações nas mídias sociais. Mais da metade dos consumidores entrevistados (53%) dizem que provavelmente consideram uma marca transparente em termos sociais para sua próxima compra. Em contrapartida, a falta de transparência pode levar 86% dos clientes a não escolher a marca.

Outro dado interessante é que 81% dos consumidores afirmam que as empresas têm a responsabilidade de ter transparência nas redes sociais – um percentual mais alto do que o estabelecido para políticos, amigos ou até para si mesmos.

 

Consumidores passaram a esperar mais transparência das empresas do que de políticos, amigos ou até de si mesmos.

Transparência nas redes sociais

O relatório aponta que “o aumento da responsabilidade eleva o papel transparente e autêntico da estratégia social nas relações bem-sucedidas entre a marca e o consumidor”. Contudo, acrescenta que as partes interessadas precisam conectar os pontos.

O estudo destaca que muitas empresas ainda não compreenderam o valor da transparência nas redes sociais para sua comunicação com os clientes:

“As empresas precisam aceitar o fato de que a maioria das pessoas espera ter relacionamentos e comunicação com marcas que alimentam um senso de conexão pessoal e direta. A natureza “sempre ativa” do social coloca pressão sobre as empresas para se comprometerem com a transparência antecipadamente, em vários formatos e em tempo real”.

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