
Fotos: Reprodução / Internet
O Google Adwords é um sistema criado pelo Google onde empresas que podem inserir publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros através do Adsense.
De forma simplificada, o Google Adwords é o instrumento do Google voltado para a publicidade.
Através do Google Adword é possível gerenciar e configurar qualquer tipo de anúncio. Sua empresa pode delimitar uma série de informações para quem seu anúncio será mostrado como idade, sexo, região geográfica, escolaridade, entre outros.
Os anúncios do Google Adwords são exibidos através de palavras-chaves, que são encontradas por meio de robôs de buscas que encaixam a relevância da busca do usuário para aquele anúncio em particular. Essa relevância também pode ser determinada pela quantia que o cliente paga e o volume de buscas.
O sistema de publicação e gerenciamento de anúncios do Google funciona da seguinte forma:
– Google Adwords: sistema onde sua empresa insere os anúncios que quer ver publicados nos resultados de busca do Google e também na rede de parceiros. Para a publicação sua empresa pagará um valor por clique que varia de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida.
– Anúncios no resultado de busca do Google: de acordo com a palava-chave digitada pelo usuário na busca, o Google Adwords localiza em seu estoque os anúncios com conteúdo relacionado àquela palavra-chave e os publica no página de resultado de busca.
– Google Adsense: é o sistema que localiza na rede de parceiros AdSense um site ou blog que tenha conteúdo relacionado ao produto que sua empresa está anunciando. O Google cede ao site parceiro o direito de utilizar a tecnologia de gerenciamento de anúncios AdSense e paga um percentual do valor do clique ao editor do site parceiro.
Principais benefícios do Google Adwords
Agilidade: com um cartão de crédito e noções sobre o funcionamento do Google Adwords pode-se iniciar uma campanha de alcance nacional em minutos.
Conhecimento: anuncios no Google Adwords geram um grande volume de dados sobre o mercado e o comportamento do consumidor que são de grande valor para o empreendedor.
Controle total de custos: a tecnologia Google Adwords permite ao empreendedor um controle total sobre o desempenho dos anúncios, os custos e as receitas obtidas, facilitando muito a tomada de decisões.