Começamos esse post esclarecendo uma dúvida que ainda existe para muitos: email marketing não é spam. Diferente do spam um email marketing só é enviado aos clientes que consentiram seu envio. Outra diferença é a possibilidade de se descadastrar quando quiser.
Mas por que enviar um email marketing?
Um estudo realizado, em 2013, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, mostra que o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail. Assim, o email marketing é uma forma simples de se conectar e ser lembrado por um cliente ou consumidor em potencial.
Pensando nisso, fizemos duas perguntas para nossa diretora de relacionamento, Mariana Petek, sobre email marketing. Assim esclarecemos as dúvidas mais essenciais sobre o assunto.
1. Você acredita que um email marketing é lido? Sim.
Ele é lido se a lista que enviarmos, for uma lista de pessoas interessadas naquelas informações.
2. Por que enviar um email marketing e não um SMS em massa, por exemplo?
Email marketing é visual, podemos usar o recurso de cores e imagens relevantes e de destaque.
Ele também tem o recurso de link no html que você pode direcionar direto no html do email. Você também tem a possibilidade de “trackear” um email levando ele para uma landing page ou um site específico.
Veja alguns exemplos:
Para divulgação de peças:
Para divulgação de promoção:
Para divulgação de ofertas: