Estudo revela previsões para tecnologia – em 2025 internet estará em todo lugar

“A Internet vai tornar-se como a eletricidade – menos visível, mas mais profundamente enraizada na vida das pessoas, para o bem e para o mal”. Esta é uma das principais previsões para os próximos 10 anos sobre o mundo online revelada em um estudo quando se comemoram 25 anos sobre o surgimento da World Wide Web. Para 2025, há previsões otimistas que contrabalançam com visões mais negativas. Mas no geral parece haver uma predição comum: tudo estará ligado à internet, em um ambiente “global, imersivo e invisível”, aumentando a conectividade entre humanos e máquinas e a interferência nas interações pessoais.

Qual será o papel da internet na vida das pessoas em 2025 e qual o impacto que terá a nível político, econômico e social? E quais serão os impactos mais significativos do uso da internet na humanidade até 2025? Foram basicamente estas as questões colocadas online pelo Pew Research Center e a Universidade Elon, na Carolina do Norte, EUA, e a que responderam, entre 25 de Novembro e 13 de Janeiro, milhares de especialistas convidados a opinar.

As suas respostas foram divididas em 15 teses sobre o futuro do digital, subdividas, por sua vez, entre as mais e menos positivas sobre o que se espera da tecnologia em dez anos.

A informação partilhada na Internet estará tão fortemente ligada à vida quotidiana que se tornará “invisível, fluída como a eletricidade, muitas vezes através de intermediários maquinais”, prevê uma das teses citadas no estudo, e que é partilhada por vários dos peritos ouvidos. Há ainda a tese de que irá aumentar a “conectividade global sendo promovidas mais relações à escala planetária e existindo menos ignorância”, com uma população mais informada e educada. Ao existir uma maior aposta na educação através das novas tecnologias serão criadas mais oportunidades, com menos gastos em professores, que arriscam vir a ser substituídos por aparelhos tecnológicos mais baratos e acessíveis.

No futuro, um maior acesso a dados poderá ainda tornar os usuários mais “conscientes do seu mundo e do seu comportamento”. Haverá ainda uma maior consciencialização e ação política mas também mais revoltas civis como a Primavera Árabe. As pessoas estarão mais informadas e terão capacidade para trocar comentários sobre as suas preocupações. Com essa proximidade, a capacidade de organização e de reação sai fortalecida, defende outra das teses divulgadas.

Via Público Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s